CURSO ONLINE DE VENDAS – Crie e Estabeleça Rapport

Curso de Vendas Online

Crie e estabeleça Rapport
Paulo Araújo, diretor do Curso Online de Vendas, palestrante de vendas e motivação explica o conceito de Rapport e como criar um clima de harmonia e confiança com o seu cliente.

Assista ao vídeo e compartilhe as dicas.

Leia o artigo abaixo.

CURSO DE VENDAS ONLINE – CRIE E ESTABELEÇA RAPPORT

Rapport é uma palavra de origem francesa que significa acompanhar e criar vinculo.

Rapport é quando criamos um clima de harmonia e confiança entre duas ou mais pessoas.

Auxilia na sua comunicação, e criar uma “ponte” entre você e seu interlocutor. Mas como usar as técnicas de Rapport?

As pessoas entram em Rapport naturalmente, faz parte do subconsciente do ser humano (e dos animais) espelhar, repetir movimentos de quem eles gostam, ou quando se sentem a vontade.

Richar Blander e John Grinder apenas perceberam que isso poderia ser feito conscientemente e pensaram: “por que não espelhar alguém para gerar confiança?”

Rapport é ACOMPANHAR.

Você pode apenas usar o tom, velocidade e tonicidade da voz semelhante ao do cliente. Se o cliente fala devagar e pausadamente e você é do tipo acelerado e fala rápido, se ajuste ao ritmo dele. Isso também funciona por telefone. No subconsciente ele vai achar que você é igual a ele e as pessoas tendem a gostar e confiar naqueles que lhes parecem iguais.

Imagine que um cliente entra em uma loja de celulares e diz: “Quero um telefone simples, mas que também possa acessar meus e-mails”.

E o vendedor, feliz da vida apresenta um modelo onde fala de redes sociais, megapixels e da qualidade dos vídeos.

No exemplo acima, cliente e vendedor estão falando línguas diferentes e é pouco provável que o cliente sinta-se entendido e bem atendido.

Agora vamos ver como este vendedor poderia ter estabelecido o rapport:

  • poderia ter perguntado se o cliente passa muito tempo fora da empresa,
  • poderia falar do tamanho da tela e capacidade de visualização,
  • falar sobre telefones com baterias mais duráveis.

Rapport é ver pelos olhos do cliente, respeitar suas crenças, modelos e entender a sua real necessidade.

Lembra-se da frase: a primeira impressão é a que fica?

O vínculo com a pessoa, a sintonia, a boa impressão se cria no primeiro momento, não perca a chance.

É muito difícil causar uma segunda boa impressão e o Rapport usado de forma consciente, sem demagogia e demonstrando real interesse em ajudar o cliente trará enormes benefícios no processo de venda.

Gostamos de comprar de quem gostamos e confiamos. Essa é uma das grandes verdades em vendas que nunca mudará, pode ter certeza.

Assista ao vídeo CRIE RAPPORT e saiba como criar um clima de harmonia e confiança com o seu cliente.

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Paulo Araújo é um dos melhores palestrantes de vendas e motivação da atualidade, é consultor e autor de vários livros. Administrador de Empresas, pós-graduado em Marketing e em Gestão pela Qualidade e Produtividade. Especialista em palestras motivacionais e de vendas, sempre brilha pelo conteúdo das informações e pela interação com o público em suas palestras de vendas.

O palestrante de vendas de Curitiba atua há mais de vinte anos no mercado e atende empresas em todo o país.

Como palestrante de vendas, busca atualização constante para trazer ao seu público o que há de mais e mais novo em técnicas e tendências na área de vendas.

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