CURSO ONLINE DE VENDAS – Follow up – O Diferencial (Parte 2)

Follow up - Curso e Vendas Online

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Paulo Araújo, diretor do Curso Online de Vendas, palestrante de vendas e motivação, aborda neste vídeo os 6 Passos para o vendedor criar um método de follow-up vencedor. Assista ao vídeo e compartilhe as dicas.

Leia o artigo abaixo.

CURSO DE VENDAS ONLINE – FOLLOW UP – O DIFERENCIAL DOS GRANDES VENDEDORES – PARTE 2

Follow-up é uma das mais poderosas técnicas de vendas! Acredite!

Daí vem à importância de organizar o seu follow-up e, principalmente, criar um método que com o tempo irá se aperfeiçoando e lhe trazendo novos e melhores resultados. Vamos ver agora como fazer isso em apenas seis passos:

  1. Fique atento aos perfis de clientes.

Podemos separá-los em 3 perfis:

Prospect: aquele que ainda não adquiriu nenhum produto/serviço da sua empresa ou de você.

Inativo: o cliente que está a X dias sem adquirir os itens do mix de produtos/serviços da sua empresa.

Ativo: como o próprio nome diz, é aquele que desfruta dos seus produtos/serviços dentro de um período ao qual ainda não foi incluso como inativo.

  1. Respeito o seu Funil de Vendas

Nessa etapa é hora de definir os intervalos de relacionamento, para assim conquistar um relacionamento produtivo com o seu cliente.

Obs: respeitando o seu Funil de Vendas, a sua prospecção se tornará ainda mais eficiente.

  1. Adote Ferramentas de Gestão.

Para auxiliá-lo diariamente, recomendo que adote uma ferramenta eficaz de gestão, pois a mesma, facilitará o desenvolvimento e acompanhamento do seu Follow up.
Você pode optar por um bom software de CRM, outlook, excel ou até mesmo uma agenda pessoal.

  1. Defina Metas e Planeje a Venda

Lembre-se, cada contato deve ter um bom motivo. Portanto, defina as metas que posteriormente serão alcançadas e planeje adequadamente cada venda, para que você conquiste assim, altas taxas de sucesso.

  1. Não Seja Chato, Seja Persistente!

Muitos vendedores deixam de realizar a etapa do Follow up, por medo de parecerem chatos, porém, a história não é bem assim, pois se você tem um bom planejamento, não será considerado chato e sim PERSISTENTE, aquele que tem interesse genuíno em ajudar e auxiliar o cliente na hora da tomada de decisão.

  1. Foco e Disciplina

Não conseguimos conquistar nada sem foco e disciplina não é mesmo? Portanto, após definir e planejar seus métodos, você deverá executá-lo sem deixar de lado nenhuma etapa do processo.

Lembre-se, foco e disciplina é o GRANDE segredo do Follow-up!

Veja algumas dicas de como fazer um follow-up na prática:

  •  Logo após a prospecção envie uma carta de apresentação.
  •  Envie um e-mail de agradecimento quando fizer a venda.
  • Marque na agenda as datas de retorno em caso de cotação.
  • Responda a qualquer solicitação do cliente em menos de 24 hs.
  • Ligue para ver se o produto chegou e como foi o seu desempenho no caso da primeira compra ou venda importantes.

Ideias são muitas! O que é preciso é fazer, testar e ter o seu próprio método sempre respeitando a privacidade do cliente, os costumes da região, usando do bom-senso e da boa educação.

Não transforme o seu follow-up em algo desagradável e cuidado para não pegar a fama de vendedor chato, que de tanto insistir perde o cliente e ganha uma má fama.

Organize seu follow-up, pratique, aprimore por que no médio prazo você só tem a ganhar aplausos do seu cliente e assim entrar para a galeria dos grandes vendedores.

Assista ao vídeo FOLLOW UP – O DIFERENCIAL DOS GRANDES VENDEDORES – PARTE 2 e ouça as dicas que o palestrante de vendas Paulo Araújo gravou para você criar o seu próprio método de follow-up.

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Paulo Araújo é um dos melhores palestrantes de vendas e motivação da atualidade, é consultor e autor de vários livros. Administrador de Empresas, pós-graduado em Marketing e em Gestão pela Qualidade e Produtividade. Especialista em palestras motivacionais e de vendas, sempre brilha pelo conteúdo das informações e pela interação com o público em suas palestras de vendas.

O palestrante de vendas de Curitiba atua há mais de vinte anos no mercado e atende empresas em todo o país.

Como palestrante de vendas, busca atualização constante para trazer ao seu público o que há de mais e mais novo em técnicas e tendências na área de vendas.

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